:: Dica de um bom vinho

18 mar

Por GUILHERME CRUZ e RODRIGO VIDAL FERRAZ

https://rodrigovf.wordpress.com/

18 de março de 2009

Guilherme Cruz é um amigo meu que já viveu em diversos lugares do mundo, nascido no Brasil, passou pela Austrália, Estados Unidos e agora Canadá, mais especificamente em Montreal, onde nos conhecemos.

Por onde passa, ele está sempre envolvido com vinhos e gastronomia, seja trabalhando, seja estudando, seja cozinhando ou seja comendo e bebendo mesmo. Sua paixão por comer e beber bem é evidente e “contagiosa”.

Recentemente ele me mandou um e-mail com uma dica de um vinho e de sugestões de pratos para acompanhá-lo. Seguem aqui os detalhes:

campoaisassi_rotulo1

“Vai aí uma dica de uma excelente oportunidade para se provar um legítimo vinho de boa qualidade da Toscana. Ele se chama “Campo Ai Sassi”, produtor Frescobaldi, Itália 2007. O preço está muito atrativo, de $19,60 por $17,60 (em CAD). O que chamou minha atenção foi a diferença entre o preço de custo e o de venda! Está muito barato (mesmo se fosse o preço original)!

O vinho é feito com as mesmas uvas Sangiovesi que é usado no Brunello de Montalcino, um vinho que não custa menos que $100 (em USD). A diferença está no processo de produção. Enquanto um Brunello de Montalcino demora até três anos para entrar no mercado de consumo, o Campo Ai Sassi descansa apenas um ano no barril de carvalho. É como um diamante lapidado apenas pela metade, pode não ter toda a beleza, mas já exibe um brilho muito atrativo.

O vinho acompanha pratos de elaboração simples e de sabores discretos, ou seja, poucos ingredientes na combinação e sem muita pimenta e sal. Pode-se usar elementos de acidez natural, como a lima e o limão, ervas, como o alecrim e o manjericão, pão e salada. Um azeite mediterrâneo, como Grego, Italiano ou Croata vão muito bem, e não é preciso economizar na dose.

Passo minha sugestão:

Paillard de Peito de Frango, marinado no alecrim e folhas de louro, com um leve toque de sal só na hora de fritar. Acompanha Fetuccini, levemente passado no creme de leite, e depois no suco de lima, para não talhar o creme de leite. Salada de folhas e tomates. Quem gostar, pode acrescentar cebolas brancas cruas, o vinho “lava” muito bem o paladar. E pães.

Prato excelente para um Sábado, leve e gostoso. Depois você estará pronto para continuar o dia com muita alegria, sem o peso do vinho ou da comida.

Bom proveito..

Guilherme Cruz”

Excelente dica…

Deixe um comentário