:: As semelhanças do esporte

12 mar

Por RODRIGO VIDAL FERRAZ

https://rodrigovf.wordpress.com

12 de março de 2009

Incrível como diferentes esportes despertam reações idênticas em culturas completamente distintas. No Brasil é o futebol, só se fala na Copa do Mundo de 2014 e de Ronaldo, o gordo baladeiro e suas recuperações fenomenais. No Canadá fala-se muito sobre o Hóquei, sobre o gelo, claro! Em Montreal, nesta época do ano, só se fala na equipe local, o “Montreal Canadians” (em inglês).

A temporada regular (antes dos play-offs) possui “apenas” 87 jogos, uma média de três por semana. O “Canadiens de Montréal” (em francês) , geralmente joga às terças, quintas e aos sábados. Mas tem jogo todo dia! Uns três por dia! E só da NHL (National Hockey League), um prato cheio para os fanáticos e amadores desse esporte muito interessante.

Este ano o Canadiens comemora 100 anos. Após 67 rodadas, a equipe não está tão bem classificada como todos gostariam que estivesse. E pior, faltando 16 jogos, o técnico Guy Carbonneau foi demitido devido ao baixo rendimento da equipe. O Diretor-Presidente, Bob Gainey, assumiu a equipe e ganhou seu primeiro jogo como comandante nesta temporada, mas o clima de insegurança paira sobre a cidade. Todos querem celebrar o centenário com o vigésimo quinto título, fato.

Agora faltam apenas 15 jogos! A imprensa local se delicia com o assunto. Eu acho que eu já vi isso antes em algum lugar…

Vejam algumas charges do jornal La Presse (http://www.cyberpresse.ca):

guy_carbonneau

“Qual é a diferença entre os ‘papéis comerciais’ e os jogadores do Canadien?”

A diferença, para Guy, é que o mercado de ações é bem mais estável que seus ex-comandados. Ele se queixava que seus principais jogadores não “compareciam” à todos os jogos. Sem nenhuma explicação lógica…

kovalev“Eu não sou o responsável pela demissão do Carbonneau!”

Alex Kovalev, um dos principais jogadores da equipe, se não o principal, que faz uma temporada bem abaixo do esperado (reparem no par de chinelos ao invés dos patins) era um dos que não “comparecia” à todos os jogos. Vamos ver agora com o novo técnico…

dandenault” Eu sinto que se perdermos agora, a culpa será nossa!”

Mathieu Dandenault “fala” nessa foto o que diversos jogadores devem ter pensado, entre eles Kovalev. Mas não sei se Dandenault mesmo vê as coisas dessa forma… Ele, apesar de limitado, sempre “comparece”.

Veremos o que está por vir…

Anúncios

2 Respostas to “:: As semelhanças do esporte”

  1. Amanda março 12, 2009 às 12:38 #

    Como assim?
    Nao sabia que os jogadores poderiam comparecer ou nao!!!
    Acho que nao vou mais trabalhar.
    Quem sera que perde o emprego? Minha chefe ou eu??
    Beijimmmmmmm

  2. Guga março 13, 2009 às 13:09 #

    Bem loco este texto Dallers! Na minha opniao tem um lado negativo na relaçao Canadiens e Montréal: é o único time da cidade. Tudo bem, isso pode ser bom também, a cidade inteira torce para um time só etc, mas para o esporte e para a equipe é ruim, não tem competitividade, rivalidade. Sei lá, é um ponto a discutir…

    Vai ser igual a bosta do Flamengo no centenário, lembra? Camisa nova, Romário, Edmundo, o cacete a quatro…

    Abs
    Guga

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s